dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    

http://www.diadecampo.com.br/arquivos/image_bank/especiais/peche_ago_16_ARTIGOS_201682102844.jpg

Em nossa casa, fora do alcance dos olhos, cresce a cidade dos outros. Sonhando com uma boa governança entregamos aos bons políticos o destino coletivo. Como a vida é boa e tem que ser vivida, fazemos o papel de "bons consumidores" ampliando a galope a distancia que separa ricos e pobres. O poder da individualidade familiar resulta numa dívida impossível de pagar com o futuro. O resultado é um ambiente hostil para todos que enfrentam ou que fogem.

Iniciamos em séculos passados uma educação para a riqueza, para o pró-econômico, e para o anti-humano. Formamos guetos, extremos, quadrilhas promovendo o desenvolvimento da cidade. Aqueles que detêm conhecimento, omitem; encaram o social de acordo com suas conveniências e necessidades. Nunca, antes tivemos tanto silêncio, apesar de várias manifestações o canto coletivo ainda não ecoou. Silêncio que protege os políticos, governantes e gente do mal.

O momento atual é um raio de luz para hipócritas e mal intencionados, que corroboram a grande mentira que é o desenvolvimento humano em nossas cidades. A cada ano a cidade fica mais violenta, mais drogada, oprime mais os jovens, limita a mobilidade, segrega e discrimina a população humilde. Além de tudo isto os hipócritas falam de sustentabilidade e preservação ambiental. As manifestações clamam justiça contra corruptos mas silenciam diante do crescimento desordenado que avança sobre áreas ambientalmente frágeis e estratégicas, privilegiando sempre setores organizados como mercado imobiliário, construção civil, industria e comercio. A cidade cresce e possibilita mais condições para manifestação de novas versões do antigo poderio da oligarquia que controla as políticas sociais e econômicas em benefício de interesses próprios. Com o "silêncio das passeatas" os dominadores se mostram mais capazes de manipular a sociedade em qualquer lugar da cidade.

A verdade é que este modelo de construção de cidades baseado no tecnicismo do poder privado associado ao poder público não é bom. É necessário uma terceira força: a comunitária. Somente com uma organização comunitária consolidada possibilita manter relações leais com um desenvolvimento em escala humana fidelizado com o bem estar e a qualidade de vida. Alias, na verdade a cidade mostra que o único tipo efetivo de desenvolvimento que existe não é técnico é humano. O produto da cidade tem que ser cidadão desenvolvido, cada vez mais educado para a vida comunitária.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Maurício Carvalho de Oliveira
04/08/2016 - 12:43
Faço comentários e não consigo enviá-los,

Maurício Carvalho de Oliveira
04/08/2016 - 13:00
Concordo em parte com o levantado pelo pesquisador Afonso. Mas essa visão de organização comunitária, sem um objetivo específico, tais como associações de produtores e congêneres, é um caminho utópico. Brasileiro não aparece nem em reunião de condomínio. Sobre o caos que tem se instalado nas cidades, aí o buraco é mais embaixo. Uma família ausente da educação dos filhos, escolas de uma esquerda medíocre (como se houvesse esquerda virtuosa), uma mídia televisiva perniciosa aos valores morais da sociedade, a demagogia e pobreza de nossos políticos que, gostam mesmo é de projetos para beneficiar essa ou outra classe social, pensando que os recursos para tal são gerados por mágica, e não por tributos para todos, e, entre outros, governos que mal enxergam o próprio umbigo e refestelam em Paris com guardanapos nas cabeças, por exemplo.

Carlos Mendes
10/08/2016 - 17:03
Ótimo artigo, Dr Afonso. Forte abraço

Onévio Antonio Zabot
13/08/2016 - 19:54
A cidade, como diz Lefebre, é um lugar de consumo, e um consumo de lugar. Verdade: em geral geral terras férteis, pois situam-se no vales.
Há que se repensá-las antes que seja tarde.

Érika Carvalho
18/08/2016 - 09:13
Caro Dr. Afonso acredito e vivo a experiência de construção de um outro modelo de cidade, a inclusiva e sustentável no movimento da Agricultura Urbana.
A inserção desta prática na solução dos conflitos socioambientais nas cidades, principalmente de forma coletiva, leva os cidadãos a refletirem o quão é importante um ambiente coletivo com qualidade de vida para todos, isto estimula o olhar para sociobiobiversidade.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
5 comentários

Conteúdos Relacionados à: Política
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada